Brian May, Eric Clapton, Tony Iommi e outros foram pioneiros no uso do Treble Booster, mais especificamente do Dallas Rangemaster. Uma característica que tornava esse circuito uma verdadeira anomalia no universo dos efeitos era a falta de controle por pedal: o Rangemaster era um dispositivo colocado em cima do amplificador, com uma minúscula chave liga/desliga que era um incômodo para desacionar no meio de um riff. Claro, em 1966, quando foi inventado, os "pedais" como conhecemos hoje ainda não existiam. Para esses músicos, o setup era basicamente: amplificador, Rangemaster e guitarra.
Todos esses artistas descobriram que o Rangemaster realmente ganhava vida quando alimentava um amplificador já no limite, e, de fato, o som de um Rangemaster empurrando um amp saturado é imediatamente reconhecível por seus admiradores.
No cenário moderno, no entanto, as coisas não são tão simples. Muitos músicos utilizam uma combinação de efeitos antes do amplificador, com alguns mantendo vários pedais "sempre ligados" antes do treble booster. Agora equipado com um footswitch para acionamento, o humilde treble booster muitas vezes continua impulsionando um amp no talo, mas agora com o suporte de diversos pedais de ganho antes dele. Para alguns, isso funciona. Para muitos, esse arranjo perde a essência do que um treble booster realmente faz e o que ele agrega ao timbre.
A versão mais recente do Naga Viper resolve esse problema ao adicionar um controle de atenuação. Esse knob funciona como um controle de nível para tudo que vem antes do pedal, permitindo reduzir um pouco o sinal de entrada antes de passar pelo circuito do booster. Isso resulta em menos saturação indesejada e mais aquele brilho característico entrando no seu amplificador.
O transistor do Naga Viper também foi trocado e o circuito reformulado com cuidado para atender a todos os estilos de músicos. Alguns vão deixar o controle Attenuate todo aberto, e essa escolha de design é pensada para eles. Com a troca do transistor, o Naga Viper ficou ainda mais poderoso que antes, com mais alcance nos controles Heat e Boost. Com ambos os controles no máximo, o pedal agora oferece mais punch em comparação com a versão anterior, aumentando ainda mais a utilidade do controle de atenuação.
Embora não se saiba ao certo quantos Rangemasters foram produzidos, a maioria dos exemplares tinha o mesmo valor no potenciômetro de boost. Porém, algumas versões extremamente raras usavam valores diferentes, o que, segundo relatos, deixava o som mais quente e com mais ganho. Concordamos — e a nova versão do nosso pedal usa justamente esse valor raro para extrair "um pouco mais" do circuito.
Nenhum dos lendários usuários do Rangemaster tinha muitos controles à disposição, então reconfiguramos o circuito seguindo essa filosofia. Os knobs do Naga Viper não foram feitos para serem ajustados o tempo todo — basta configurar do jeito que te atende e deixar rolar. Depois é só tocar!
Importadora oficial de varias marcas como Electro Harmonix, Tech 21 NYC, Walrus Audio, Keeley Electronics, Beetronics, Death By Audio, Earthquaker Devices, Zvex, Klirrton, Catalinbread e muito mais. A maior importadora/loja de pedais e efeitos do Brasil.